quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Reflexão sobre o falhar: "Errar é humano"




Boa noite pessoas queridas!


Como eu prometi, dois posts em um dia!

Este post na verdade foi uma publicação minha no face que gerou alguns bons (drinks) papos subsequentes.


Me interessei em postá-lo aqui não porque eu me sinta "a mais nova filosofa do pedaço", mas sim porque acho coerente o assunto, ainda mais com o fim do ano tão próximo (e quem sabe o fim do mundo também), e nesta época algumas pessoas começam a por "o ano na balança" e, por muitas vezes, deixam de dar o devido valor a si mesmas e seu feitos, diminuindo-os ao máximo, num ciclo de cobranças que mais atrapalha do que ajuda.

Começou mais ou menos assim: conversas vão e voltam, e nesse meio tempo surgiu o assunto "cobranças pessoais". Ao desenvolver do assunto, veio aquela questão: Ninguém é perfeito - mas a gente sempre busca a perfeição! Nos punimos severamente (dependendo da pessoa em questão) por um erro ou falha cometidos... E foi deste ponto que eu escreve o texto que vem a seguir:



Me responde aí: e quem é que nunca falhou? Quem que você conheça é infalível, perfeito, dono das verdades e da razão? (Não vale dizer: "EU"!!)

Enfim... acho que a resposta mais lógica (correta seria muita presunção minha) é esta: Ninguém!

Nós falhamos com nossos pais, assim como eles falharam com os deles em algum momento. O mesmo se dará com nossos filhos, e eles também falharão em algum momento. Amigos, amores, profissões... principalmente com nós mesmos nós iremos falhar. Na verdade, costumamos falhar muito mais com conosco do que com os outros, porque a dor do outro é muito mais insuportável que a nossa... 

Pouco nessa vida se aprende só acertando ^^ São nossas falhas e nossa capacidade de admiti-las que nos lapida o caráter. Quem nunca falhou numa relação, seja ela qual for, jamais dará lhe o devido valor (é claro que existem exceções...).

Este argumento é tão cabível com uma "verdade" (e não "A verdade"), que os mais velhos sempre nos aconselharam a "Aprender com os erros dos outros...". Perceba que, mais uma vez, o erro é aquele professor carrasco, carrancudo e que ninguém gosta, mas também é aquele cujo conhecimento foi melhor assimilado.

O erro (ou o falhar) é um aprendizado mais duro, por vezes penoso, mas também é mais profundo e duradouro.

É claro que nem só de erros se vive a vida. Erros são atos falhos, por descuido, desatenção ou mesmo egoísmo, raiva, tristeza, medo, ódio... amor! Praticamente qualquer sentimento pode nos embaçar a razão e nos propiciar ao erro, cabe a cada um evitar tropeçar na mesma pedra por mais de uma vez!

Falhas nos ajudam a crescer quando são assumidas, quando geram aquela necessidade de serem reparadas, mas não a qualquer custo. Alguns erros são caros demais para serem pagos, estes são aqueles cuja gravidade é proporcional a vigilância que devemos manter sobre nós mesmos para evitá-los. Contudo, erros mais brandos, sanáveis, devem sim ser corrigidos ou, ao menos, reparados dentro das limitações em torno deles. É o que define a tão esperada "responsabilidade". Responsabilizar-se, tomar para si aquilo que lhe cabe.

Enfim, o termo "Errar é humano" sempre me pareceu errado (irônico, não?). Acho que a frase que melhor caberia seria algo como: "Errar é natural de tudo que é vivo, porém, cabe aos seres com consciência o reparo de seus erros".

Mas aí o ditado não funciona né?

=)

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

Bom, era isso que eu queria passar a diante!

O fim de ano está aí! Vamos sim tentar melhorar, tentar arrumar as coisas, mas acima de tudo, nada de querer passar por cima de si mesmo para agradar o coleguinha, e nem passar por cima dos outros para se agradar!

Entendido?

=***

By Winna A.

Nenhum comentário:

Aqueles que me acompanham na jornada...

Wikipédia sobre a Lady Vinna (WInna)

A lei divina é eterna, imutável, perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).

Winna: "- Com tantos elogios eu fico até sem graça!"

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma". - Pitágoras

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma". - Pitágoras